A Copa do Mundo da FIFA é um dos grandes eventos mundiais onde une diversas nações para uma disputa de um esporte chamado "Futebol", onde diversas pessoas do mundo se reúnem para assistir a esse grande evento.
Para que esse grande evento tenha uma grande visibilidade e também mostrar o que cada país sede tem de mostrar ao mundo na qual assiste esse evento como tradições e culturas de diferentes países, com intuito de fazer com que famílias e amigos se unam para ver futebol em sua casa, ou estádio onde quer que estejam.
A FIFA para unir tudo isso criou os mascote que em cada Copa é uma figura que representa cada país além é claro mostrar que o esporte pode ser pacífico e que as adultos e crianças possam assistir a esse evento, além e claro de mostrar a cultura de cada país, com isso foi criado os mascotes da Copa do Mundo.
O primeiro mascote da Copa foi Criado em 1966 para a Copa da Inglaterra, que se Chamava Willie, e teve inicio a vários outros em diversas copas, vamos mostrar cada um e sua historia.
"Willie" Inglaterra 1996
Um leão, símbolo tradicional da Grã-Bretanha, vestindo uma camisa com a bandeira do Reino Unido e a palavra "World Cup". Foi o primeiro mascote da história do torneio.
"Juanito Maravilha" México 1970
Juanito Maravilha Um garoto vestindo o uniforme da seleção mexicana e um grande sombreiro. Foi o primeiro mascote humano.
"Tipp e Tap" Alemanha Ocidental 1974
Dois meninos vestidos com o uniforme da Alemanha Ocidental. Um tinha a inscrição "WM" (de Weltmeisterschaft - Copa do Mundo em alemão) e o outro, o número "74".
"Gauchito "Argentina 1978
Um menino com a camisa da Argentina e trajes típicos dos gaúchos (como o lenço no pescoço e um chapéu).
"Naranjito" Espanha 1982
Uma laranja (fruta típica da Espanha) vestida com o uniforme da seleção espanhola. Foi a primeira fruta como mascote.
"Pique" México 1986
Uma pimenta jalapeño (outro símbolo da culinária mexicana) com um bigode, sombrero e o uniforme do México. O nome faz alusão ao sabor picante e também à palavra em espanhol para "ataque".
"Ciao" Itália 1990
Uma figura abstrata, feita com as cores da bandeira italiana e com uma bola de futebol no lugar da cabeça. Seu nome significa "olá/tchau" em italiano.
"Striker" Estados Unidos 1994
Um cachorro vestido com as cores do país e um uniforme de futebol. O cachorro é um animal de estimação popular nos EUA, e "Striker" (atacante) é um termo do futebol.
"Footix" França 1998
Um galo azul (símbolo nacional da França) com a palavra "França 98" no peito. O nome combina "futebol" e um sufixo popular para nomes de personagens em quadrinhos.
"Ato, Kaz e Nik" Coreia do Sul e Japão 2002
Três criaturas futuristas e energéticas chamadas Spheriks (Ato, o laranja; Kaz, o roxo; e Nik, o azul). Representavam a energia e velocidade do futebol.
"Goleo VI e Pille" Alemanha 2006
Um leão (Goleo) vestindo a camisa 06 e uma bola falante (Pille), que era seu companheiro. A dupla buscava ser mais divertida e interativa.
"Zakumi" Africa do Sul 2010
Um leopardo com cabelo verde. As cores verde e amarelo representam as cores das seleções esportivas sul-africanas. O nome vem de "ZA" (código ISO para África do Sul) e "kumi" (dez, em algumas línguas africanas).
"Fuleco" Brasil 2014
"Zabivaka" Rússia 2018
"La'eeb" Catar 2022
Uma figura que representa o Keffiyeh (o lenço de cabeça tradicional da cultura árabe). O nome significa "craque" ou "jogador muito habilidoso" em árabe.
"Maple, Zayu e Clutch" Canadá, México, Estados Unidos 2026
O nome Maple faz referência à folha de bordo (maple leaf), o símbolo nacional icônico do Canadá, presente em sua bandeira.
A onça-pintada é um animal poderoso e símbolo de força em muitas culturas antigas e na rica herança natural do México. O nome Zayu personifica o espírito vibrante do país.
A águia-americana é o símbolo nacional dos Estados Unidos, representando força, liberdade e grandeza. O nome Clutch (termo comum em esportes americanos para momentos de alta pressão) reflete o espírito destemido
Deixe sua opinião, qual foi o melhor mascote de todas as Copas, comente aqui em baixo !
Comentários
Postar um comentário